Positivismo vs. Construcionismo: Envolvimentos na prática da Psicodiagnose e a psicoterapia

Conteúdo do artigo principal

Janice Figueroa Rodríguez
Carmen Rivera Lugo
https://orcid.org/0000-0002-3196-5062
Norma Maldonado Santiago

Resumo

Este artigo é um convite aos leitores e as leitoras a autoavaliar-se e reflexionar a respeito do modo no que explicam a realidade, o mundo e os fenómenos. Também pretende contribuir à tomada de consciência a respeito da necessidade de assumir uma postura de forma responsável, avaliando assim as possibilidades de ação que lhes oferece a localização no paradigma ou a postura que têm assumido até o momento. Para isto se realizou uma revisão de literatura que abarca os fundamentos históricofilosóficos da psicologia, bem como a fundamentação ontológica e epistemológica dos paradigmas positivista e construcionista. Depois, analisaram-se criticamente as contribuições, limitações e envolvimentos dos mesmos na prática da psicodiagnose e a psicoterapia. Finalmente, concluiu-se que é recomendável realizar as práticas psicológicas, tais como a psicodiagnose e a psicoterapia, desde uma postura construcionista, assumindo que o experto é o cliente, de modo tal, que se permita a re-significação das experiências vitais. Em tal caso, é o cliente quem deve dar significado, nome e respostas a suas experiências, segundo a situação particular e o contexto no que ocorrem.

Palavras-chave:
Positivismo construcionismo psicodiagnose psicoterapia epistemologia

Referências

Anderson, H. & Goolishian, H. (1996). El experto es el cliente: La ignorancia como enfoque terapeútico. En La terapia como construcción social (pp. 45-59). Barcelona: Paidós.

Asociación de Psicología de Puerto Rico (1991). Guías Profesionales para la Evaluación Psicológica. San Juan: Asociación de Psicólogos de Puerto Rico.

Benedito, G. (1986). Rol del psicólogo: Rol asignado, rol asumido y rol posible. En N. A. Braunstein, M. Pasternac, G. Benedito y F. Saal (2003) Psicología: Ideología y Ciencia, 403-413. México, D.F.: Siglo XXI.

Berger, P. L., y Luckmann, T. (2006). La construcción social de la realidad. Buenos Aires: Amorortu Editores.

Bernal, G. y Martínez-Taboas, A. (2008). Teoría y práctica de la psicoterapia en Puerto Rico (2a. ed. revisada). Hato Rey: Publicaciones Puertorriqueñas.

Brennan, J. (1999). Historia y sistemas de la psicología (5ta. ed.). México, D.F.: Prentice Hall.

Caro, I. (1999). Un enfoque postmoderno y construccionista sobre la salud mental y la psicoterapia. Revista de Psicoterapia, 10 (37), 31-50.

Carvajal, L. M., Ulloa, I. y Morales, M. (2007). La utilización de pruebas psicométricas: ¿un absurdo en una EST? Universitas Psychologica, 6 (1), 79-87.

Cuevas, A. (2005). El papel del otro y la formación profesional de psicólogos: Análisis de una experiencia. Revista Cubana de Psicología, 22 (1), 93-97.

Fernández-Ramírez, B. (2009). Construccionismo, postmodernismo y teoría de la evaluación. La función estratégica de la evaluación. Athenea Digital, 5, 119-134.

Gadenne, V. (2006). Filosofía de la Psicología. Traducción de Daniel Romero. Barcelona: Herder Editorial, S. L.

Gergen, K. (2005). Si las personas son textos. En Gilberto Limón Arce (Ed.). Terapias Posmodernas. México, D.F.: Editorial Pax.

González, F. L. (2002). Sujeto y subjetividad: Una aproximación histórico cultural. México, D.F.: International Thomson Editores, S. A. de C. V.

Guidano, V. (1998). La auto observación en la psicoterapia constructivista. En R. A. Neimeyer, M. J. Mahoney. (Ed.). Constructivismo en psicoterapia. Buenos aires: Paidós.

Hardy, T. (1998). Historia de la psicología: Principales corrientes en el pensamiento psicológico (4a. ed.). Madrid: Prentice Hall.

Hermosila, A. M., Liberatore, G., Losada, M., Della, P. & Zanatta, A. (2006). Dilemas éticos en el ejercicio de la psicología: resultados de una investigación. Fundamentos en Humanidades, Año VII (I-II), 91-106.

Hernáez, M. (2007). La neutralidad terapéutica del psicólogo. Persona y Bioética, 11 (29), 126- 137.

Ibarzábal, I. M. (2007). El maniaco del unísono. Una crítica al positivismo por su reduccionismo epistemológico. Díkaion, 21 (16), 91-103.

Lopera, J. D. (2005). El problema del conocimiento en psicología. Revista Utopía Siglo XXI, 3 (11), 143-159.

Macotela, S. (2007). Replanteando la formación de psicólogos: un análisis de problemas y algunas alternativas de solución. Enseñanza e Investigación en Psicología, 12 (1), 5-25.

Martín-Baró, I. (1989). El papel del psicólogo en el contexto latinoamericano. Boletín de Psicología de El Salvador, IV (17), 53-70.

Martínez, R. (2005). Reflexiones en torno a la formación del psicólogo de hoy. Santiago, 108, 465-473.

Polanco, R. C. (2008). El objeto de (ha) ser ciencia en psicología (SIC): Fábulas y desafíos frente a una responsabilidad más profunda que la sola búsqueda de la validación. Cuadernos de Neuropsicología, 2 (1), 5-9.

Rodríguez, E. (2007). Tendencias epistemológicas en psicología. Revista Electrónica PsicologíaCientífica.com. Recuperado el 15 agosto de 2010 en http://www. psicologiacientifica.com/bv/psicologia292-1-tendencias-epistemologicas-enpsicologia.html.

Rodríguez, J. M. (1996). Investigación, Medición y Evaluación Psicológica en Puerto Rico: Aspectos éticos. 43ta Convención Anual Asociación de Psicólogos de Puerto Rico, Mayagüez, P.R.

Sanford, F. H. y Capaldi, E. J. (1968). Avance a la ciencia psicológica: Filosofía, métodos y aproximaciones. Alcoy: Editorial Marfil, S. A.

Smith, L. D. y Gorbeña, S. (tr.) (1994). Conductismo y positivismo lógico: Una reconsideración de la alianza. Bilbao: Editorial Desclée de Brouwer.

Tortosa, F. y Civera, C. (2006). Historia de la Psicología. Madrid: McGraw- Hill Interamericana de España.

Wakefield, J. C. (2010). Misdiagnosing normality: Psychiatric failure to address the problem of false positive diagnoses of mental disorder in a changing professional environment. Journal of Mental Health, 19 (4), 337-351.

Detalhes do artigo

Biografia do Autor

Janice Figueroa Rodríguez, Pontificia Universidad Católica de Puerto Rico

Estudiante de Doctorado en Psicología Clínica Phd.

Carmen Rivera Lugo, Pontificia Universidad Católica de Puerto Rico

Magíster en Psicología Social Comunitaria Catedrática

Norma Maldonado Santiago, Pontificia Universidad Católica de Puerto Rico

Psicóloga Clínica

PhD Catedrática Asociada