Crítica ao programa de John Rawls: uma defesa do construtivismo da Teoria da Justiça
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo acentua o rigor teórico da proposta filosófica de John Rawls, a qual apesar da sua inegável reputação e do seu reconhecimento no campo da filosofia, a sociologia, o direito e a política, em muitas ocasiões têm sido apresentados por alguns dos seus críticos de forma minimalista, considerando que os acordos e princípios que acompanham o desenvolvimento do seu pensamento sobre o tipo de sociedades bem ordenadas, estão cheios de lacunas e erros que levam a uma proposta ideal do tipo de sociedade justa. Críticas que omitem o caráter construtivista da proposta e desconhecem que são justamente essas lacunas e imprecisões que levaram a Rawls a introduzir, posteriormente, algumas modificações que lhe dão uma maior coerência e consistência ao seu pensamento, permitindo exaltar o papel da filosofia política nas sociedades liberais e a importância na estabilidade como um dos grandes desafios no contexto das sociedades bem ordenadas. Não é a Teoria da Justiça a que define a grandeza do seu pensamento, que visa descobrir as possibilidades para as sociedades, de desenvolver todo o seu potencial em favor da justiça, mas o desenvolvimento do seu trabalho, construído nas costas da crítica, o que envolve um amplo conhecimento do seu liberalismo político.
Referências
Arneson, R. J. (Ed.) (1989). Symposium on Rawlsian Theory of Justice: Recent Develop- ments. Ethics, 99(4), 695-944.
Barry, B. (1993). La teoría liberal de la justicia. Examen crítico de las principales doctrinas de Teoría de la justicia de John Rawls (H. Rubio, trad.). México: Fondo de Cultura Económica. [Título original: The Liberal Theory of Justice. A Critical Examination of Principal Doctrines in A Theory of Justice by John Rawls. Oxford: Clarendon Press, 1973]
Habermass, J. (1998b). Reconciliación mediante el uso público de la razón. En Debate sobre el liberalismo político (G. Vilar, Trad.; pp. 41-76). Barcelona: Ediciones Paidós.
Kukathas, C., & Pettit, P. (2004). La teoría de la justicia de John Rawls y sus críticos. Ma- drid: Tecnos.
Lakatos, I. (1983). La metodología de los Programas de investigación científica. Alianza Editorial. Madrid.
Bayona, B. (1999). La Cultura Política en el Liberalismo de Rawls. Sistema: Revista de Ciencias Sociales, 149, 69-97.
Elósegui, M. (1997). La inclusión del otro. Habermas y Rawls ante las sociedades multi- culturales. Revista de Estudios Políticos, 98, 59-84.
Grocio, H. (1987). Del derecho de presa. Del derecho de la guerra y de la paz. Textos de las obras “De Iure Praedae” y “De Iure Belli ac Pacis (P. Mariño, trad.). Madrid: Centro de Estudios Constitucionales.
Grueso, D. (2005). John Rawls. Legado de un Pensamiento. Cali: Programa Editorial Uni- versidad del Valle.
Habermas, J. (1998a). Razonable versus verdadero o la moral de las concepciones del mundo. En Debate sobre el liberalismo político (G. Vilar, trad.; pp. 147-176). Barce- lona: Ediciones Paidós.
MacIntyre, A. (2001). Tras la Virtud. Barcelona: Ed Crítica [Título original: After Virtue. University of Notre Dame Press, 1984]
Mejía, O. (2005). La filosofía política de John Rawls [i]: la Teoria de la justicia. De la tradición analítica a la tradición radical filosófica política. En J. J. Botero Con Rawls y contra Rawls: una aproximación a la filosofía política contemporánea (pp. 29-62). Bogotá: Universidad Nacional de Colombia.
Montoya, C. (2015). Fundamentos de la Justicia y de los Presupuestos de Una Sociedad justa en Sociedades Menos Organizadas: Un Enfoque desde la Teoría de la Justicia de John Rawls (Tesis doctoral, Universidad Pontificia Bolivariana, Medellín, Colombia).
Nagel, T. (2003). La compasión rigurosa de John Rawls: Una breve biografía Intelectual (Trad. de P. R. Arango & L. García). Revista Praxis filosófica, 16, 25-40.
Nagel, T. (2008). El problema de la justicia global. Revista jurídica de la universidad de Palermo, 9(1), 169-196.
Nussbaum, M. (2004). Beyond the Social Contract: Capabilities and Global Justice. Oxford Development Studies, 32(1), 3-18.
Nussbaum, M. (2007). Las fronteras de la justicia. Barcelona: Ediciones Paidós.
Pogge, T. (2005). Un bosquejo de la vida de John Rawls. En D. I. Grueso (comp.), John Rawls. Legado de un pensamiento (pp. 31-52). Cali: Universidad del Valle.
Pogge, T. (2006). La pobreza en el mundo y los derechos humanos (E. Weikert, trad.). Barcelona: Paidós. [Texto original, World Poverty and Human Rights: Cosmopolitan Responsibilities and Reforms. Cambridge: Polity Press, 2002]
Pogge, T. (2010). John Rawls: Una biografía. Co-herencia, 7(12), 13-42. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=77416993001
Rawls, J. (1971). A Theory of Justice. Cambridge: Harvard University Press.
Rawls, J. (1993). Fundamental Ideas. En Political Liberalism (pp. 29-65). New York: Co- lumbia University Press.
Rawls, J. (1996). La cuestión de la estabilidad. En Liberalismo Político (pp. 140-146).
Barcelona: Editorial Crítica.
Rawls, J. (1998). Réplica a Habermas. En Debate sobre el liberalismo político (G. Vilar, trad.; pp. 75-146). Barcelona: Ediciones Paidós.
Rawls, J. (1999). Justice as Fairness: Political no Metaphysical. En Collected papers (pp. 388-414). Cambridge: Harvard University Press.
Rawls, J. (2001a). El Derecho de Gentes y “Una revisión de la idea de la razón pública” (H. Valencia, trad.). Barcelona: Paidós. [Título original: The Law of Peoples. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1999]
Rawls, J. (2001b). The Idea of Public Reason Revisited. En University of Chicago Law Review (vol. 64; pp. 765-807). Cambridge & London: Harvard University.
Rawls, J. (2002). Justicia como equidad. Una reformulación. Barcelona: Paidós
Sandel, M. (2000). El liberalismo y los límites de la justicia (E. Garzón & J. F. Malem, trads.). Barcelona: Editorial Gedisa. [Título original: Liberalism and the Limits of Jus- tice. Cambridge University Press]
Sandel, M. (2010). Justicia ¿Hacemos lo que debemos? Barcelona: Debate.
Sen, A. (2009). The Idea of Justice. London: Harvard University Press.
Sen, A. (2011). La idea de la justicia. Buenos Aires: Taurus.
Taylor, C. (1989). Sources of the Self. The Making of the Modern Identity. Cambridge: Harvard University Press. [Trad. esp. de A. Lizón, Fuentes del yo. La construcción de la identidad moderna. Barcelona: Paidós, 1996]
Taylor, C. (1997). Argumentos filosóficos: ensayos sobre el conocimiento, el lenguaje y la modernidad. Barcelona: Paidós.
Walzer, M. (1983). Spheres of Justice: A Defence of Pluralism and Equality. Oxford: Blac- kwell.
Kymlicka, W. (1995). Multicultural Citizenship: A Liberal Theory of Minority Rights. Oxford: Oxford University Press.
Williams, B. (1976). Problems of the Self: Philosophical Papers. 1956-1972. Cambridge University Press.